Depois de muito pesquisar sobre sua procedência, achei uma explicação que parece ser a mais próxima da real.
A brincadeira original surgiu nos Estados Unidos na década de 1920 e teve origem com um Ford azul, dentro da fábrica da Ford Motors Company. O que se segue é uma narrativa encontrada na internet, mas sem nenhuma confirmação oficial.
“Em um determinado dia dos anos 1920, sem uma data exata, Henry Ford e seu "staff", acompanhavam na saída da linha e montagem da fábrica mais um lote de Fords, quando Henry Ford observou que a cor deste novo lote não era "preta" ("O carro está disponível em qualquer cor, contanto que seja preta"). Muito irritado, ele desferiu um tapa nas costas do responsável pela elaboração da tinta, que naquele dia tinha errado na dosagem do ciano, criando um grupo de Fords azul escuro ao invés de pretos. Estes veículos não foram postos à venda, ficando somente para a circulação interna da companhia. Como o fato teve muitas testemunhas — os inúmeros funcionários da montadora — a partir de então, cada vez que um dos Ford azul escuro passava por um grupo de trabalhadores, imediatamente o funcionário que o visse primeiro, gritava, “Ford azul!” e desferia tapa nas costas de seu colega de trabalho menos avisado. Com o passar dos anos, a brincadeira deixava o interior da fábrica, ganhando o gosto dos jovens locais e acabou se espalhando por toda a América.”
Dizem que a origem da brincadeira aqui no Brasil se deu quando a Volkswagen para lançar a nova linha de Fuscas, alterou a brincadeira para "Fusca azul", um belo plano de marketing na época, que pegou e se espalhou rapidamente por todo Brasil com extrema facilidade, se enraizando até hoje em nossa cultura.
Fonte: Maxicar
Essa cor azul de fusca.
ResponderExcluirÉ conhecida como O Azul Calcinha!!!
Eu tenho um 73!